mente e no corpo saudáveis

Mente e Corpo Saudáveis: 4 Passos para Aumentar a Qualidade de Vida em Casa

Inegavelmente estamos vivendo um período em que a ideia de ficar em casa é nosso maior aliado na prevenção contra a propagação do novo coronavírus. No entanto, não podemos nos deixar abater com essa situação e nem outras que venham a modificar nossa rotina.

Precisamos sempre fazer dos “limões que a vida nos entrega, limonadas”. Para quem treina diariamente, cuida da alimentação e tem hábitos saudáveis bem como para aqueles que querem começar a ter, a ideia de não pode ir ao parque caminhar ou ir à academia pode parecer prejudicial.

Contudo você vai perceber agora que dá para manter mente e corpo saudáveis sem sair de casa. Confira quais são os 4 passos para aumentar e melhorar a qualidade de vida sem precisar sair da sua casa para isso.

Passo 1 – como manter mente e corpo saudáveis: Durma

mente e no corpo saudáveis

A princípio, um grande fator responsável por cuidar da mente e do corpo e deixar ele mais saudável e ter um sono diário de qualidade. É necessário cuidar da sua rotina de sono, além de revigorar as energias. Dormir bem é um grande aliado para a saúde tanto física quanto mental.

Eventualmente você não precisa sair de casa para cuidar do seu sono, e passar a dormir melhor. Para cada faixa etária a indicação da quantidade de horas dormidas varia. Como por exemplo um recém-nascido precisa dormir ao menos 14 horas por dia.

Enquanto que adultos de 18 a 64 anos de idade precisam ter um sono diário de no mínimo 7 horas e no máximo 8 horas por dia. Falando assim parece ser muita coisa, no entanto é o necessário para acordar revigorado e cheio de energia para o dia seguinte.

Existem pessoas que sofrem com insônia, ou que tem um sono sem qualidade. Ou seja, acordam várias vezes e isso faz com que ao fim estejam ainda mais cansadas do que antes de ir dormir. Se você sofre com esse problema confira agora algumas dicas para te ajudar dormir melhor.

  • Durma em um bom colchão
  • Mantenha uma rotina de horários, deite todos os dias em um mesmo horário e desperte também da mesma forma.
  • Cuide da sua alimentação ela influencia no seu sono

Benefícios de ter um sono de qualidade:

Os benefícios para mente e corpo saudáveis de quem dorme bem estão ligados a redução do estresse. Isso porque o corpo ao dormir diminui a quantidade de adrenalina bem como de cortisol. Dessa forma reduz consideravelmente os níveis de estresse bem como melhora o humor.

Outra vantagem de ter um sono de qualidade é que estimula o raciocínio, visto que melhorem a capacidade de resolver situações. Como também auxiliam na tomada de decisões de questões que envolvem logica. Além desse, outro benefício do sono de qualidade é ativar a memória.

Até nossas características estéticas melhoram com o hábito de dormir bem, visto que ajuda no rejuvenescimento da pele. Isso porque as células descansam no período do sono, e dessa forma se renovam. Por fim, dormindo bem você diminui a quantidade de rugas, bem como as linhas expressão.

Passo 2 – Cuide da sua alimentação para manter mente e corpo saudáveis:

Sem dúvidas a alimentação está diretamente ligada com a qualidade de vida, e dessa forma influenciam diretamente na mente e no corpo saudáveis. Isso porque aquilo que você come define muito mais do que se imagina sobre seu dia a dia.

mente e no corpo saudáveis

Os alimentos são responsáveis por nos dar energia e estão ligadas as nossas emoções também. Além de fornecer ao organismo aqueles nutrientes vitais os alimentos tem também outras funções como até mesmo aumentar a imunidade.

E o melhor, você não precisa sair de casa para cuidar daquilo que você come, dá para fazer do conforto do seu lar. Nesse hiato, procure por balancear seu cardápio, inclua alimentos quais você não tem o habito de comer.

Tire os industrializados da sua dieta, evite gorduras trans, frituras bem como produtos que contenham grandes níveis de açúcar. Consuma alimentos que auxiliem no aumento da sua imunidade, como por exemplo vegetais verde escuro, tomate, comidas temperadas com alho e sal entre outros.

Além de te fornecer mente e corpo saudáveis, uma alimentação balanceada contribui ainda com a perca de peso. Auxilia na melhora da qualidade do sono, bem como ajuda a prevenir doenças em nosso organismo.

Confira agora alimentos indicados para você consumir no seu dia a dia:

  1. Carnes magras: São ótimas fontes de proteína bem como ferro e vitamina B12. Prefira sempre por carnes sem cortes gordurosos como por exemplo o patinho. Não consuma cru e tome cuidado na hora de temperar para não exagerar na dose.
  2. Frutas Cítricas: Responsáveis por melhorar a imunidade, devido à alta quantidade de vitamina C que possuem. Escolha as frutas cítricas como por exemplo laranja, acerola ou tangeria e outras para ter uma mente e corpo saudáveis.
  3. Azeite de Oliva Extra Virgem: Troque o óleo vegetal pelo azeite de oliva no preparo de seus alimentos. Isso porque ele é rico em vitaminas A, D, E e K. Além de proteger o coração e o cérebro já que é antioxidante.

Passo 3 – Beba água para Manter Mente e Corpo Saudáveis:

Um grande aliado em manter o corpo e mente saudáveis é o consumo de água diários. Sem dúvidas a tarefa mais fácil que você terá para aumentar sua qualidade de vida e tomar água.

Visto que nosso corpo é composto de 70% dela, é fundamental para o funcionamento do organismo humano. O consumo correto garante benefícios que vão acontecer de dentro para fora, beber água é um aliado da beleza e da saúde.

mente e no corpo saudáveis

A média é que pessoas adultas devam tomar entre 1,5 a 2 Litros por dia. Consumindo essa quantidade diária você evita inchaços no corpo, se previne contra doenças renais, além de garantir o melhor funcionamento dos rins. Além de garantir que sua pele fique hidratada.

Passo 4 – Faça exercícios em casa para manter mente e corpo saudáveis:

Com toda certeza os exercícios físicos são grandes aliados quando o assunto é aumentar a qualidade de vida. Além de auxiliaram no emagrecimento eles servem também para crescimento e fortalecimento de músculos. Bem como auxiliam na melhora das funções do organismo.

Você não precisa de muito para realizar um treino de qualidade, existem exercícios físicos que dão para ser feitos sem sair de casa. E o melhor os resultados são os mesmos de um treino na academia. A pratica regular de atividade física influencia diretamente na mente e no corpo saudáveis.

Melhoram o humor, ajudam na qualidade do sono, queimam calorias e contribuem na prevenção de diversas doenças. Como por exemplo problemas cardiovasculares podem ser prevenidos com a pratica de exercícios físicos.

Confira agora alguns exercícios físicos que dá para você fazer sem sair de casa:

  1. Pule Corda: Essa é uma ótima opção de exercício aeróbico, e você precisa apenas de uma corda para executar. Faça pelo menos 15 minutos no dia e já ganhe qualidade de vida.
  2. Flexões: Dá para fazer flexões sem sair de casa, elas são extremamente importantes para ombros, peito e braços.
  3. Agachamento: O agachamento feito de maneira correta é um grande aliado a mente e corpo saudáveis.

Por fim, deu para perceber que dá para ter qualidade de vida sem sair de casa, comece agora mesmo a colocar os passos em pratica. Execute e passe a ter mente e corpo saudáveis sem gastar muito e no conforto do seu lar.

1 comentário em “Mente e Corpo Saudáveis: 4 Passos para Aumentar a Qualidade de Vida em Casa”

  1. Pingback: 5 alimentos para aumentar a imunidade e fortalecer o seu corpo em quarentena | Espaço Figueira Branca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest