Já falamos sobre dicas de como ter uma vida saudável em quarentena aqui, agora vamos falar sobre o atendimento online em saúde.

O atendimento online nas áreas da saúde é uma alternativa inteligente que está sendo desenvolvida por vários países para evitar ainda mais a proliferação do coronavírus nesta quarentena.

Desse modo, a tecnologia se mostra mais uma vez aliada do ser humano para salvar vidas.

Entenda mais como funciona o atendimento online nas áreas da saúde e como ele pode ser útil em diversas situações. Confira mais neste artigo.

Atendimento Online: Telemedicina

Em tempos de coronavírus inegavelmente tudo que facilite para que não seja preciso sair de casa é visto com bons olhos, afinal o isolamento social é a grande forma de prevenção contra o novo vírus. Sem dúvidas o atendimento online é um grande avanço e traz ótimos benefícios tanto ao profissional da saúde quanto ao paciente.

Basicamente a telemedicina visa garantir que o atendimento médico seja feito, no entanto, sem a presença física do profissional. Dessa forma o paciente é atendido, por videoconferência, ou até mesmo por ligação ou outros meios virtuais.

Além de ser um grande avanço, esse novo modelo de medicina implica em um alcance maior a várias pessoas, afinal pacientes de áreas distantes que precisavam se deslocar para ir ao médico podem receber de casa o atendimento, desta forma o atendimento online facilita com que um maior número de pessoas tenha acesso aos profissionais de saúde.

Além do contato com pacientes, os médicos podem realizar as videoconferências para entrar em contato com outros profissionais, assim dá para ter mais certeza antes de fechar diagnósticos, e tudo isso pode ser feito pela internet e telefone. No entanto existe uma regra, antes do atendimento passar a ser virtual o paciente precisa ter tido ao menos uma consulta presencial.

Vantagens:

A telemedicina é um grande aliado, não apenas nesse momento em que se determinou a quarentena, mas para ser levado para o futuro, já que sem sair de casa você pode ter seu atendimento médico.

São inúmeras as vantagens desse avanço tanto tecnológico como no aspecto da medicina, afinal você não tem tantos gastos como teria em um atendimento presencial, já que não precisa se deslocar, ou seja, economia com transporte.

Para você, mãe ou pai, não precisar deixar as crianças com alguém para ir a uma consulta, poderá se consultar com especialistas que seriam de difícil acesso presencial, bem como evitar contato com o mundo externo, o que pode vir a te prevenir de doenças e facilitar o tratamento para quem possui doenças crônicas.

Outros Atendimentos Online

Atendimento online e coronavírus

Além do atendimento mencionado acima, existem outros que podem ser feitos virtualmente, como por exemplo a psicoterapia online, afinal é preciso se cuidar nesse período de quarentena e o melhor, é possível fazer isso sem sair de casa.

A saber a psicoterapia se trata de um tratamento aonde o paciente traz as suas experiências, histórias, sentimentos e aflições. Tudo isso com o fim de obter ajuda de um profissional que seja capacitado, para cuidar da sua saúde mental.

Dessa forma com o auxílio de um psicólogo o paciente começa a enxergar maneiras mais leves para lidar com as situações da vida.

A psicoterapia é a forma do profissional auxiliar o paciente na busca pelo autoconhecimento.

Surpreendentemente esse atendimento pode acontecer online e produzir os mesmos ou resultados bem parecidos com o atendimento presencial. Desde que o profissional atue respeitando os limites éticos e seja garantida a informação sigilosa entre psicólogo e paciente.

Entre as maiores vantagens, a principal delas é não precisar se deslocar para ter atendimento e conseguir cuidar da sua saúde mental, além disso os horários ficam mais flexíveis já que não existe o gasto de tempo entre consultório e casa, para isso você vai precisar apenas de um aparelho tecnológico e do seu profissional de confiança.

Por fim, deu para perceber o quanto o atendimento online é benéfico, garantindo que um número maior de pessoas tenha a oportunidade de ter um atendimento de qualidade e facilitando o acesso entre profissional e paciente.

Nesse sentido, o atendimento online, a telemedicina e a psicoterapia online são grandes avanços sociais, não apenas enquanto durar o isolamento social, mas sim para ser levado para o futuro.

Sobre o Covid 19

Coronavírus

Inicialmente encontrado na China, o Covid 19 trata-se de uma evolução do Corona Vírus.

A doença afeta principalmente pessoas idosas ou com condições pré-existentes. Ou seja, doenças respiratórias e problemas crônicos.

Sabe-se que a taxa de mortalidade em crianças e adolescentes é de 0,2% e em adultos, varia de 0,4 a 1,3%. Lembrando que estes dados foram fornecidos de acordo com Wuhan, China, onde a doença, como já foi dito, teve seu início, mas que agora foi controlada.

É válido ainda lembrar que, mesmo que você não faça parte do grupo de risco, você não está 100% imune.

Existem muitas autoridades pelo mundo, inclusive no Brasil que informam casos graves da doença, mesmo em pessoas que não fazem parte do grupo de risco.

Outro fato que é muito importante destacar, é que embora existam casos em que os sintomas sejam leves, o período de quarentena se faz necessário, uma vez que ele evita a proliferação do vírus.

Os principais sintomas da doença, registrados até o presente momento são:

Não se sabe ao certo se a doença deixa sequelas. Por isso, todo o cuidado é pouco em se tratando da doença.

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos e deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *