5 hábitos para desenvolver na quarentena

5 hábitos para desenvolver na quarentena

A quarentena pegou a todos de surpresa. Afinal, ninguém esperava passar por longos dias isolados, totalmente, de toda a sociedade. Nesse período, é normal pessoas desenvolverem doenças psicológicas, uma vez que a maioria fica mais fragilizada.

Sentimentos como ansiedade, frustração, depressão ou medo podem ser desencadeados durante esse tempo de isolamento. Ficar em casa é bom, porém, precisa ser saudável também.

Portanto, para te ajudar a passar por esta crise com mais saúde mental, vamos te mostrar cinco hábitos para desenvolver na quarentena. Continue acompanhando e saiba como ficar em casa com mais qualidade de vida! Boa leitura.

Sumário

  1. Evite bombardeios de informação durante a quarentena
  2. Faça atividades que gosta
  3. Crie uma rotina
  4. Faça meditação
  5. Use a criatividade durante a quarentena

Conheça 5 hábitos para desenvolver na quarentena

Criar rotinas e experimentar novos hábitos pode ser muito bom, sabia? Afinal, o dia a dia não precisa ser chato e nem cansativo. É possível inserir nos seus dias atividades que te proporcionarão prazer.

No período de quarentena, muitas pessoas têm reclamado da falta de coisas para fazer. Especialmente aqueles que não tiveram a opção de aderir ao sistema home office. Mas saiba que nem tudo está perdido.

Vamos listar cinco hábitos para você desenvolver durante a quarentena. Portanto, confira as nossas dicas e tenha dias com mais saúde mental:

1 – Evite bombardeios de informação durante a quarentena

Um dos principais problemas de ficar com o tempo ocioso é que, na maioria das vezes, recorremos às redes sociais. Porém, elas estão cheias de informações que não são verdadeiras.

Por isso, a primeira dica é evitar ter contato com muitas notícias. Em algum momento você vai acessar as suas redes sociais, isso é normal. Mas não acredite em tudo o que lê, afinal, há muita fake News por aí.

2 – Faça atividades que gosta

A nossa rotina é sempre bastante agitada e, na maioria das vezes, não conseguimos tempo para fazer o que realmente gostamos. Porém, essa quarentena chegou para nos deixar para conectados com a gente mesmo e com quem amamos.

Então, que tal se dedicar um pouco a você? Procure fazer algo que gosta e que em tempos normais não consegue. Por exemplo, há vários cursos online e gratuitos disponíveis. Se você gosta de estudar, essa é uma oportunidade de atualizar seus conhecimentos.

5 hábitos para desenvolver na quaretena
Cozinhar faz bem para a saúde física e mental.

Se você gosta de cozinhar, desperte o máster chef que existe aí dentro! Teste aquelas receitas que anotou, mas nunca teve a oportunidade de fazer. Além disso, é possível fazer atividades físicas em casa e, se o espaço for maior, dá para pular corda, dançar e uma pequena corrida.

3 – Crie uma rotina

Se você está trabalhando em casa, a dica é estabelecer uma rotina para que as suas demandas não fiquem atrasadas. Portanto, nada de ficar na cama até tarde ou ultrapassar o horário de almoço. Cumpra o mesmo período que você já tinha para realizar as suas atividades profissionais e não ficar no prejuízo.

Quando estabelecer esse horário de trabalho, encaixe também atividades que sejam prazerosas. Por exemplo, inclua um tempo para fazer atividade física, ver uma série que gosta ou se dedicar a leitura. Ter momentos de lazer é importante para que a rotina seja saudável.

4 – Faça meditação

A meditação é uma ferramenta valiosa para salvar o cotidiano. O melhor é que e é grátis e pode ser realizada em qualquer espaço dentro da sua casa. No entanto, essa atividade tem o poder de ajudar a aliviar a mente do estresse, principalmente em momentos de muita tensão, como a quarentena.

Meditar é grátis e tem muitos benefícios.

Existem aplicativos gratuitos de meditação guiada e quem pode ser de grande ajuda. Afinal, no momento de relaxar a mente toda ajuda é bem-vinda.

5 – Use a criatividade durante a quarentena

Que tal descobrir novas formas de se divertir? Existem atividades criativas que dá para ser feita em casa. Com o isolamento social, usar a criatividade é uma das melhores formas para sair da rotina.

No entanto, se você não tem uma mente muito criativa, faça uma busca na internet. Há várias sugestões que podem ser aplicadas. Além de atividades para todos na família. Afinal, quem tem filhos, necessita de inovação para deixa-los entretidos.

Portanto, algumas maneiras de passar o tempo com criatividade é desenhando, pintando, fazer algum artesanato, aprender a costurar ou, quem sabe, conhecer novos livros.

Por que é importante cuidar da saúde mental durante a quarentena?

A saúde emocional é muito importante para que uma pessoa consiga realizar todas as suas atividades rotineiras. Isso porque se algo sai errado e você não tem o controle das suas emoções, tudo fica desequilibrado.

Nesse momento de isolamento social, é comum ouvir falar sobre os cuidados com a saúde mental. Afinal, períodos de isolamento são propensos para desenvolver doenças emocionais. Principalmente para quem já sobre com algum transtorno como, por exemplo, ansiedade.

Portanto, distanciar-se de problemas, notícias ruins e tudo o que for te causar incômodos é muito importante. Nenhuma informação que for tirar a sua paz tem prioridade nesse momento de reflexão. O ideal é ir à busca daquilo que vai te dar esperança.

É muito importante cuidar da saúde mental.

No entanto, seja realista. Não adianta sonhar com algo que não dê para colocar em prática. Idealize um novo começo, reorganize a sua rotina para que quando esse período de isolamento acabar você tenha uma estratégia sólida para colocar em ação.

Além disso, use esse momento para realmente descansar a sua mente. Se desligar do mundo faz bem, sabia? Aproveite a família, a sua companhia. Afinal, quando todo o trabalho voltar, serão dias longos, não é mesmo? Por isso, é necessário voltar com uma mente tranquila e descansada.

Claro, isso para quem pode, pois se você continua trabalhando em casa, dê o seu melhor. Porém, faça pausas, elas são importantes para manter a qualidade do seu trabalho.

Viu como é possível desenvolver hábitos saudáveis nessa quarentena? O período de isolamento social pode ser bastante produtivo. Além disso, em casa também é possível fazer atividades legais!

Entretanto, se você está em regime home office, não se esqueça de ter um tempo para si mesmo. É necessário e fará muito bem à sua saúde!

Gostou de nossas dicas sobre como ter hábitos saudáveis na quarentena? Compartilhe e deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest