Especialidades

O Espaço Figueira Branca possui estrutura física e humana para oferecer aos pacientes e seus familiares os recursos mais avançados da moderna psiquiatria , com serviços de prevenção , atendimento , diagnóstico, tratamento e reabilitação dos transtornos mentais e dependência química.

Nossas

Especialidades

Consulta psiquiátrica (adulto e infância/adolescência)

No Espaço Figueira Branca, as consultas psiquiátricas são realizadas em salas exclusivas, onde médicos especializados realizam o diagnóstico e a posterior definição de um plano de tratamento, que pode envolver providências clínicas e/ou psicológicas, com prescrição de medicamentos, manejo de comportamento e intervenções psicossociais.

Os pacientes podem vir acompanhados de cuidador ou familiar, principalmente se estes trouxerem informações que auxiliem na investigação clínica. Lembrando que, em casos mais complexos, que envolvam perda de juízo, por exemplo, a presença de um acompanhante é obrigatória.

Os resultados costumam surgir a médio e longo prazo, sendo perceptível a melhora da saúde física, mental e psicossocial do assistido.

Consulta psicológica

As consultas psicológicas têm como premissa avaliar o paciente enquanto pessoa, sua personalidade, seus desejos, angustias e conflitos internos, buscando questões profundas que envolvem seu processo de adoecimento.

Diferente das consultas psiquátricas, que envolvem medidas medicamentosas, aqui o trabalho é de natureza mais compreensiva, acontecendo por meio de diálogos e orientações pautadas nas vivências subjetivas do assistido.

Atendimento de terapia ocupacional

A Terapia Ocupacional é uma forte aliada no tratamento de distúrbios físicos e mentais, oriundos de desajustes emocionais e sociais.

O tratamento é indicado para pessoas cujas habilidades funcionais estão comprometidas de forma permanente ou temporária, demandando uma readaptação para o reestabelecimento de suas capacidades de convivência com os outros e consigo mesmo.

Ao longo dos atendimentos, o terapeuta ocupacional estuda a individualidade de cada paciente, empregando atividades lúdicas e terapêuticas que abrangem diferentes características de sua subjetividade.

Psicoterapia individual e em grupo

As sessões de psicoterapia individuais e em grupo são baseadas no diálogo e, principalmente, na escuta especializada que somente um profissional capacitado pode realizar.

A partir desse entendimento passivo da complexidade de vida do(s) paciente(s), o psicólogo se torna apto a abordar suas questões mais profundas de existência e convivência, estabelecendo uma conduta terapêutica focada, capaz de estimular novas reflexões, percepções e pensamentos.

Psicoterapia familiar

Como o próprio nome sugere, trata-se de uma modalidade psicoterapêutica centrada na dinâmica da família, com o objetivo de auxiliar na administração e na busca de soluções para os conflitos internos do grupo.

O atendimento é bastante indicado para famílias nas quais um dos membros possui algum tipo de transtorno mental, tornando-se capaz de desestabilizar todo o ambiente e fazer com que a família inteira adoeça junto com ele.

Neuropsicologia

A neuropsicologia é uma modalidade da psicologia e da neurologia que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano.

Atua na compreensão de deficiências neurológicas do indivíduo, tais como lesões, malformações, alterações genéticas ou qualquer agravo que afete seu sistema nervoso, causando déficits em diversas áreas de seu comportamento e cognição.

O trabalho pode envolver recursos psicológicos, clínicos e medicamentosos ou, ainda, associar diferentes tipos de cuidado, visando sempre a busca dos melhores resultados para cada perfil de paciente.